“Eis aí tua mãe” (Jo 19, 27) Reflexão bíblica, teológica e espiritual sobre a maternidade de Maria aos sacerdotes a partir do quarto Evangelho
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste ano de 2017, celebramos duas datas marianas significativas: o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, conhecida depois como Aparecida, e o centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima. A pessoa de Maria tem um lugar particular na vida da Igreja, pois teve, antes, na vida de Jesus, seu fundador. Particular relevância também tem a figura de Nossa Senhora para os sacerdotes. Por isso, neste nosso artigo, propomos uma reflexão bíblica, teológica e espiritual sobre a relação maternal/filial entre Maria e os presbíteros da Igreja. Nossa reflexão se baseará, sobretudo, no Evangelho de São João, particularmente no estudo comparativo entre o episódio das Bodas de Caná e da paixão e morte de Jesus. Queremos ver como Maria está presente na vida de Jesus, o Sumo e Eterno Sacerdote, e na vida de cada presbítero, e como esses devem acolher a Mãe de Deus como sua mãe.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.