O conceito de paróquia nos anteprojetos do Código de Direito Canônico de 1983
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Analisa o processo de sua formulação conceitual da “paróquia” na elaboração do Código de Direito Canônico, promulgado pelo Papa João Paulo II. A formação discursiva ao redor lexema como resultado de avanços estilísticos, que pretenderam ofertar maior clareza ao texto jurídico, superando aspectos territoriais, em detrimento de uma definição que viabilizasse os interesses pastorais dos envolvidos, entre os quais estariam incluídos diáconos e leigos, partícipes da administração paroquial, conjuntamente ao sacerdote e ao bispo.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A licença Creative Commons Atribuição (CC BY) é a licença mais permissiva da Creative Commons. Ela permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre sua obra, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Como Citar
Referências
CODEX IURIS CANONICI, Auctoritate Ioannis Pauli PP. II promulgatus, 25 ian. 1983, Praefatio, in Enchiridum Vaticanum.
Communicationes, 4 (1972).
Communicationes 13 (1981).
Communicationes 24 (1992).
Communicationes 28 (1996).
João Paulo II. Sacrae disciplinae leges. Code of Canon Law: Latin-English Edition, 1983.
PONTIFICIA COMMISSIO CODICI IURIS CANONICI RECOGNOSCENDO, Schema Canonum Libri II, de Popolo Dei, Typis Polyglottis Vaticanis 1977.