“Deves olhar para cima, pois um caminho aparecerá diante de ti”: A propósito da escrita, da memória e do símbolo no romance Voyage to Alpha Centauri de Michael David O’Brien
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida com o intuito de apresentar uma investigação da maneira como o escritor canadense Michael David O’Brien fez amplo uso, no romance “Voyage to Alpha Centauri” (2013), de dispositivos literários para veicular ideias teológicas. Para a análise do papel da escrita do diário – confeccionado pelo personagem Neil Ruiz de Hoyos – foram utilizadas as reflexões apresentadas por Blanchot (2005) a propósito dos principais elementos que fazem parte de um diário. Sendo a memória um dos componentes fundamentais da escrita de um diário, serão empregadas as observações de Assman (2011) concernentes às relações entre a escrita e a memória. Quanto à definição e utilização do símbolo na escrita literária, será aplicada a reflexão desenvolvida por Frye (1973). As relações entre as Sagradas Escrituras e suas figuras presentes na literatura serão lidas a partir de Frye (2004). Os símbolos e suas implicações teológicas e místicas serão, por fim, analisados conforme os estudos de Chevalier & Gheerbrant (1993), Léon-Dufour (1970) e Morgain (2003). Viu-se, portanto, que a escrita de O’Brien neste romance faz amplo uso de símbolos teológicos e místicos para representar ideias que perseguem Neil Ruiz de Hoyos.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La licencia Creative Commons Atribución (CC BY) es la licencia más permisiva de Creative Commons. Permite a otros distribuir, remezclar, adaptar y construir sobre tu obra, incluso con fines comerciales, siempre y cuando te den crédito por la creación original.
Cómo citar
Referencias
ASSMAN, Aleida. Espaços da Recordação: Formas e Transformações da Memória Cultural. São Paulo: Editora Unicamp, 2011.
BÍBLIA, A. T. Gênesis. In: Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
BÍBLIA, N. T. Evangelho Segundo São Lucas. In: Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.
CLIMACO, João. Clímax ou Escada do Céo. Trad. João Mendes de Almeida Jr. São Paulo: Typ. a vapor Espíndola Siqueira & C., 1902.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Sacrosanctum Concilium. Constituição sobre a Liturgia da Igreja. 1963. In: VIER, Frederico (coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos e declarações. 23. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
FRYE, Northrop. Anatomia da Crítica. São Paulo: Cultrix, 1973.
______. Código dos Códigos: A Bíblia e a Literatura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
LÉON-DUFOUR, Xavier. Vocabulaire de Théologie Biblique. Paris: Les Éditions du Cerf, 1970.
MORGAIN, Stephane M. Escada. In: BORRIELO, Luigi (Org.). Dicionário de Mística. São Paulo: Paulus, 2003.
O’BRIEN, Michael D. Voyage to Alpha Centauri: A Novel. San Francisco: Ignatius Press, 2013.