O ensino do vernáculo na formação do presbítero para uma cultura do encontro

Contenido principal del artículo

Jaqueline Marinho Pinheiro de Almeida
Cássio Selaimen Dalpiaz

Resumen

Descreve o desafio da prática formativa, no que se refere ao ensino do vernáculo a candidatos ao presbiterado, à luz das contribuições dos estudos linguísticos para a educação e das recomendações do Magistério da Igreja para a formação de presbíteros. Para isso, expõe a visão de língua que norteia a prática, um percorrido histórico da formação da língua portuguesa no Brasil, a função da escola no ensino do vernáculo, aquilo que orienta a Igreja na formação dos seminaristas para se tornarem futuros padres de espírito missionário, abertos à cultura do encontro, e, por fim, a prática por nós abordada nos últimos quatro anos em resposta a essas demandas. Nota-se que adotar uma posição linguística aberta à diversidade cultural, respondendo, por conseguinte, ao que orienta a Igreja para a formação presbiteral, num processo de aprendizagem da língua padrão, como instrumento para expressão escrita e oral mais formal, ajuda os seminaristas a se sentirem valorizados no seu falar materno, preparando-os para a missão do encontro com os diferentes. Conclui-se que o conhecimento da própria língua com suas variações, assim como de outras línguas estrangeiras, são caminhos para uma capacidade de adequação e encontro com o outro.

Detalles del artículo

Cómo citar
Marinho Pinheiro de Almeida, J., & Selaimen Dalpiaz, C. (2015). O ensino do vernáculo na formação do presbítero para uma cultura do encontro. Brasiliensis, 4(7), 89-110. https://doi.org/10.5281/zenodo.8127874
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Jaqueline Marinho Pinheiro de Almeida, Centro de Estudos Redemptoris Mater, Brasília

Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora de Língua Portuguesa no Centro de Estudos Filosófico-Teológicos Redemptoris Mater de Brasília.

Cássio Selaimen Dalpiaz, Centro de estudos Redemptoris Mater, Brasília

Licenciado em Letras pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Filosófico-Teológicos Redemptoris Mater de Brasília, onde leciona Literatura.

Cómo citar

Marinho Pinheiro de Almeida, J., & Selaimen Dalpiaz, C. (2015). O ensino do vernáculo na formação do presbítero para uma cultura do encontro. Brasiliensis, 4(7), 89-110. https://doi.org/10.5281/zenodo.8127874