O ensino do vernáculo na formação do presbítero para uma cultura do encontro

Conteúdo do artigo principal

Jaqueline Marinho Pinheiro de Almeida
Cássio Selaimen Dalpiaz

Resumo

Descreve o desafio da prática formativa, no que se refere ao ensino do vernáculo a candidatos ao presbiterado, à luz das contribuições dos estudos linguísticos para a educação e das recomendações do Magistério da Igreja para a formação de presbíteros. Para isso, expõe a visão de língua que norteia a prática, um percorrido histórico da formação da língua portuguesa no Brasil, a função da escola no ensino do vernáculo, aquilo que orienta a Igreja na formação dos seminaristas para se tornarem futuros padres de espírito missionário, abertos à cultura do encontro, e, por fim, a prática por nós abordada nos últimos quatro anos em resposta a essas demandas. Nota-se que adotar uma posição linguística aberta à diversidade cultural, respondendo, por conseguinte, ao que orienta a Igreja para a formação presbiteral, num processo de aprendizagem da língua padrão, como instrumento para expressão escrita e oral mais formal, ajuda os seminaristas a se sentirem valorizados no seu falar materno, preparando-os para a missão do encontro com os diferentes. Conclui-se que o conhecimento da própria língua com suas variações, assim como de outras línguas estrangeiras, são caminhos para uma capacidade de adequação e encontro com o outro.

Detalhes do artigo

Como Citar
Marinho Pinheiro de Almeida, J., & Selaimen Dalpiaz, C. (2015). O ensino do vernáculo na formação do presbítero para uma cultura do encontro. Brasiliensis, 4(7), 89-110. https://doi.org/10.5281/zenodo.8127874
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jaqueline Marinho Pinheiro de Almeida, Centro de Estudos Redemptoris Mater, Brasília

Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora de Língua Portuguesa no Centro de Estudos Filosófico-Teológicos Redemptoris Mater de Brasília.

Cássio Selaimen Dalpiaz, Centro de estudos Redemptoris Mater, Brasília

Licenciado em Letras pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos Filosófico-Teológicos Redemptoris Mater de Brasília, onde leciona Literatura.

Como Citar

Marinho Pinheiro de Almeida, J., & Selaimen Dalpiaz, C. (2015). O ensino do vernáculo na formação do presbítero para uma cultura do encontro. Brasiliensis, 4(7), 89-110. https://doi.org/10.5281/zenodo.8127874