Sobre a ideia de universidade: Cultura da qualidade e nova evangelização
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O artigo tem como ponto de partida a ideia de universidade de Newman como lócus do saber universal, fundamentado na filosofia e na teologia. A questão sobre o status da teologia como ciência emergirá para introduzir uma analogia entre as epistemologias das ciências e da teologia, defendendo que a última goza de uma instância de verdade oblíqua em relação às primeiras, o que garante a uniformidade do saber e a manutenção de um conceito originário de universidade. Seguidamente, tratar-se-á sobre a cultura da qualidade, seu conceito e sua importância para a concreção da ideia de universidade defendida aqui.
Dettagli dell'articolo

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
La licenza Creative Commons Attribuzione (CC BY) è la licenza Creative Commons più permissiva. Consente ad altri di distribuire, remixare, adattare e costruire sulla tua opera, anche a scopi commerciali, a condizione che ti attribuiscano il dovuto credito per la creazione originale.
Come citare
Riferimenti bibliografici
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA (Org.). A cultura da qualidade: guia para as faculdades eclesiásticas. Cidade do Vaticano: Editora Vaticana, 2011.
MORIN, E. A cabeça bem feita. Reforma do ensino e reforma do pensamento, Milão: Rafaello Cortina, 2000.
NEWMAN, J. H. L’idea di università. Roma: Studium, 2005.
ZANI A.V.; PELLEREY, M. As instituições acadêmicas eclesiásticas: cultura da qualidade e nova evangelização. Cidade do Vaticano: LUP, 2012.