O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Compadecida Uma Audição Teológica: “Você não está no inferno. Aqui pode-se brincar”
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Auto da Barca do Inferno e O Auto da Compadecida são frutos de mentalidades e de sensibilidades profundamente cristãs; demostram em seus textos, com refinadas doses de humor e sarcasmo, aspetos diversos como a preocupação com a vivência religiosa social, a hipocrisia, a visão do homem perante a vida e a morte... etc. Contudo apresentam outros aspetos preciosos como a visão popular da existência e das questões teológicas como: Deus, julgamento, fé obras, salvação e condenação, a moral, a condição frágil do homem, o Acusador, o Céu, Inferno e Purgatório…Ambas as obras são elementos sólidos para a sedimentação cultural do Evangelho. Estas também contribuem, com suas visões, ora convergentes, ora divergentes, para o crescimento e enriquecimento do imaginário popular em diversas direções e sentidos, preservando e protegendo, as suas identidades nacionais.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A licença Creative Commons Atribuição (CC BY) é a licença mais permissiva da Creative Commons. Ela permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre sua obra, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Como Citar
Referências
AAVV. Congresso de literatura Católica. Pequeno guia de introdução à literatura Católica. E-Book disponível em https://www.literaturacatolica. com.br/. Acesso em: 11 mar. 2019.
ALVES, Gonçalo. Obras completas do Padre António Vieira. Sermões. Serm. Da Sexagésima. Tomo I. Porto: Editores, Lello e Irmão, 1959.
JOÃO PAULO II, Papa. “Discurso Inaugural”, III, 6 – AAS, LXXI. Doc. De Puebla n. 448.
KUNDERA, Milan. A arte do romance. Alfragide: Publicações Dom Quixote, 2017.
MATTEO, Armando. A primeira geração incrédula. A difícil relação entre os jovens e a fé. Prior Velho: Paulinas, 2013.
SEIXO, Maria Alzira. Literatura, Significação e Ideologia. Coleção Práticas de Leitura. Lisboa: Editora Arcádia, 1976.
SUASSUNA, Ariano. O Auto da Compadecida. Prefácio de Henrique Oscar. Rio de Janeiro: Agir, 1957.
VICENTE, Gil. Os Auto das Barcas. Prefácio de Luiz Francisco Rabello. 4ª ed. Lisboa: Publicações Europa-América, 1982.